Conselho e Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral dos negócios da Boa Safra, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável, também, pela eleição dos diretores da companhia e a fiscalização da respectiva gestão. As decisões do Conselho de Administração são tomadas pelo voto favorável da maioria dos seus membros presentes nas respectivas reuniões.

O Conselho de Administração da Boa Safra realizará reuniões ordinárias 4 vezes por ano, ao final de cada trimestre, e extraordinárias sempre que os interesses sociais o exigirem, mediante convocação de seu (sua) presidente.

O Estatuto Social estabelece que o Conselho de Administração da Boa Safra é composto por, no mínimo, 3 e, no máximo, 11 membros, todos com mandato unificado de 2 anos, sendo permitida a reeleição. No mínimo, 2, ou 20%, o que for maior, deverão ser conselheiros independentes, conforme definição do Regulamento do Novo Mercado.

Nome Cargo

Graduada em Engenharia Agronômica pela UFG – Universidade Federal de Goiás e pós-graduada em Gestão de Agronegócios, pela UPIS de Brasília, e em Desenvolvimento Humano de Gestores, pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. É, também, especialista em Melhoramento Genético de Sementes de Milho e Girassol pela Syngenta, em Toulouse, França. Começou a atuar na gestão técnica da Boa Safra em 2010 e, atualmente, ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração da companhia além de ser Conselheira de Administração do CTPA – Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias.

Graduado em economia pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e pós graduado e mestre em Finanças. É professor associado da FDC – Fundação Dom Cabral e foi professor de Finanças Corporativas na FGV – Fundação Getúlio Vargas. Suas principais atuações profissionais são: (i) Conselheiro de Administração da Hermes Pardini, há quatro anos; (ii) experiência em governança corporativa; (iii) adviser estratégico em M&A; (iv) experiência em planejamento estratégico de empresas; (v) especialista em viabilidade econômica e financeira de investimentos; (vi) experiência no gerenciamento de processos de finanças, planejamento, projeção, simulação e controle de resultados; (vii) forte domínio em elaboração e execução de programas de reestruturação de empresas, no âmbito estratégico, operacional e financeiro; (viii) experiência em reestruturação de dívidas; e (ix) domínio na elaboração, controle e análise de orçamento, forecast e business plan.

Graduado em Engenharia Agronômica pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, sua carreira profissional inclui 30 anos de trabalho na Bayer onde é presidente da divisão Crop Science, desde maio de 2017. Anteriormente a este cargo, ocupou outras posições de liderança na Bayer, no Brasil e no exterior. Depois de passar por algumas posições técnicas na área de Desenvolvimento, em 1995, assumiu o cargo de gerente Global de Marketing de Herbicidas para Soja e Milho, em Monheim, na Alemanha. Retornou ao Brasil em 2001, para liderar a área de Pesquisa & Desenvolvimento. Em 2004, tornou-se o líder da área de Marketing no Brasil, sendo responsável pelas estratégias do portfolio de Proteção de Cultivos e de Acesso ao Mercado. A partir de 2007, assumiu a responsabilidade pela Operação dos Negócios no país, onde permaneceu até 2015, quando retornou para a Alemanha com o cargo de Head Global de Marketing para a Divisão Crop Science.

Graduado em Administração de Empresas, possui especialização em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e MBA Executivo pela FDC – Fundação Dom Cabral. Iniciou suas atividades profissionais em 2002 no Grupo Beiramar, tendo passado por todos os departamentos, até assumir a Presidência do Grupo imobiliário em 2015, cargo que ocupa atualmente. Está envolvido em iniciativas empresariais com o foco em transformação digital, inovação e novos modelos de negócios, motivo pelo qual é conferencista em diversos eventos para compartilhar sua experiência de empreendedorismo e casos de digitalização. Atualmente é Conselheiro da empresa de investimentos Ace Startups e da plataforma digital Rua Dois.

Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP de Piracicaba, em 1994, e pós-graduado em Administração e Finanças pela Columbia Business School de Nova Iorque, em 2001. Além de experiência de 8 anos como Engenheiro Agrônomo no campo, dentre os anos de 1990 e 1998, o Sr. Piza também trabalhou na McKinsey and Company em São Paulo no período de 2001 a 2008, onde assumiu posições de destaque, bem como foi CEO da Brasil Agro no período de 2008 a 2016. Atualmente é produtor rural e participa do conselho de administração de várias empresas do setor como Terra Santa e Kepler Weber.

Diretoria Executiva

Eleita pelo Conselho de Administração, a Diretoria Executiva da Boa Safra é constituída pelo presidente e por três diretores executivos. Compete a este órgão da administração cumprir e monitorar as orientações estratégicas definidas pelo Conselho de Administração, estabelecer diretrizes para as atividades operacionais, socioeconômicas e de sustentabilidade, além de praticar, dentro de suas atribuições específicas, todos os atos necessários ao bom funcionamento da companhia.

Nome Cargo

Graduado em Administração de Empresas pela UniCeub de Brasília, possui especialização no Mercado Financeiro pela Northwestern University de Chicago, EUA com ênfase em Hedge e Operações Financeiras no agronegócio. Desde 2017 é o Diretor Presidente da Boa Safra, tendo sido reeleito em outubro de 2020.

Graduado em Engenharia Agronômica pela UPF – Universidade de Passo Fundo, RS, com especialização em produção de sementes pela UFPEL – Universidade Federal de Pelotas, RS. Possui 35 anos de atuação no mercado de sementes de soja.

Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdades Integradas IESGO, possui especialização em Gestão de Negócios pela FDC – Fundação Dom Cabral. Possui mais de 16 anos de atuação na administração de empresas agrícolas.

Graduado em Economia, e com segunda Graduação em Contabilidade, possui Mestrado em Gestão de Negócios, MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Educação Executiva em Implementação de Estratégia e em Fusões e Aquisições pela University of Pennsylvania (EUA). Conta com mais de 17 anos atuando em funções executivas, com passagens por Bank Boston/Banco Itaú, Elektro, Olam International e Brasilagro.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria da Boa Safra é um órgão de assessoramento vinculado ao Conselho de Administração, atuando com independência em relação à Diretoria. Os objetivos do Comitê̂ de Auditoria são supervisionar a qualidade e integridade dos relatórios financeiros, a aderência às normas legais, estatutárias e regulatórias, a adequação dos processos relativos à gestão de riscos e as atividades dos auditores independentes.

Nome Cargo

Graduado em economia pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e pós graduado e mestre em Finanças. É professor associado da FDC – Fundação Dom Cabral e foi professor de Finanças Corporativas na FGV – Fundação Getúlio Vargas. Suas principais atuações profissionais são: (i) Conselheiro de Administração da Hermes Pardini, há quatro anos; (ii) experiência em governança corporativa; (iii) adviser estratégico em M&A; (iv) experiência em planejamento estratégico de empresas; (v) especialista em viabilidade econômica e financeira de investimentos; (vi) experiência no gerenciamento de processos de finanças, planejamento, projeção, simulação e controle de resultados; (vii) forte domínio em elaboração e execução de programas de reestruturação de empresas, no âmbito estratégico, operacional e financeiro; (viii) experiência em reestruturação de dívidas; e (ix) domínio na elaboração, controle e análise de orçamento, forecast e business plan.

Graduado em Administração de Empresas pelo UNICEP – Centro Universitário Central Paulista, pós graduado em História e Filosofia pela UNINTER de São Carlos, SP e técnico em contabilidade pelo SENAC de São Carlos, SP. Atuou nos últimos 10 anos como Gerente de Controladoria na ViaRondon Concessionária de Rodovia S.A. sendo responsável pela elaboração das Demonstrações Financeiras Consolidadas e Tiros – Informações Trimestrais.

Bacharel em ciências contábeis formando pela Faculdade Anhanguera de São Paulo (2014). Trabalhou em empresas de grande porte do setor de auditoria contábil por 12 anos; perito contábil graduado pela IPOG (Instituto de Pós-Graduação & Graduação), se graduando em processos gerenciais na IPOG (Instituto de Pós-Graduação & Graduação), membro da comissão de estudos do CRC-MT; sócio de empresa de avaliação, consultoria empresarial e auditoria que presta serviços a diversas empresas de médio e grande porte nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do sul. Profissional com 12 anos de experiência em auditoria contábil e 14 anos no desenvolvimento de equipe.

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